segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dicas Nini: Pais não ensinam seus filhos a guardar dinheiro, mas deveriam

Olá mamães,

Já conversaram sobre dinheiro com seus pequenos?
Com eles se tornando "Modelos" cada vez mais cedo, queremos saber, já conversaram com eles sobre o que fazer com seus cachês? Eles tem alguma influência no destino desse dinheiro?




Uma nova pesquisa feita pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados descobriu que os pais não acham que é importante falar sobre dinheiro com seus filhos.
O Instituto contabilizou as respostas de 1.006 adultos. Os resultados mostraram que os pais costumam falar ou acham importante falar sobre os benefícios de bons hábitos alimentares, tirar boas notas e os perigos de drogas, álcool e tabagismo, mas não consideram economia um assunto tão essencial. Inclusive, 30% dos pais disseram que nunca ou raramente falavam sobre dinheiro com seus filhos, e apenas 13% discutiam questões financeiras em uma base diária.

A pesquisa também descobriu que os pais geralmente esperam até que as crianças tenham pelo menos 10 anos de idade para ter as primeiras conversas sobre dinheiro e poupança.
Só que os pesquisadores não acham que essas atitudes estão corretas. “Dinheiro deve receber a mesma atenção que ‘por favor’ e ‘obrigado’ em casa. A educação financeira desenvolve habilidades críticas que ajudam a colocar objetivos de vida ao alcance e fortalecer a economia. Os pais devem fazer das lições financeiras uma prioridade tanto na conversa quanto na ação tão cedo quanto possível”, opina Ernie Almonte, vice-presidente do AICPA.

Dicas para falar de dinheiro com seus filhos

  • Comece a conversar sobre dinheiro o mais cedo possível, ou seja, assim que as crianças mostrarem interesse em dinheiro ou fizerem perguntas relacionadas a dinheiro e poupança;
  • Os pais podem mostrar efetivamente aos filhos a importância do dinheiro e da poupança, usando momentos propícios para ensiná-los. Por exemplo, os pais podem fazer os filhos economizarem para comprar um brinquedo ou uma roupa, em vez de apenas comprar para eles;
  • Os pais devem falar sobre dinheiro e poupança de uma forma que informe seus filhos. Por exemplo, falar sobre as férias da família e como a família vai guardar dinheiro para poder viajar;
  • Os pais devem dar um bom exemplo para seus filhos, para que eles realmente comecem a entender finanças. Ou seja, não podem ser relaxados quanto às suas contas e devem ter uma poupança. “Tão importante quanto ensinar seus filhos sobre dinheiro é ter certeza que você está ensinando-lhes as lições corretas”, diz Almonte;
  • Não reclame das contas perto de seus filhos. Não é interessante envolvê-los em coisas que eles estão impotentes para fazer algo a respeito. Mas você pode explicar o que está acontecendo, e depois pedir-lhes para ajudar com coisas que eles podem gerenciar. Por exemplo, ter uma conversa sobre como o momento financeiro não é ideal e ensinar-lhes a economizar energia se a conta estiver alta é uma boa saída;
  • Se seus filhos perguntarem quanto você ganha, especialistas acham que você pode contar. Mas tome cuidado. As pessoas têm medo de dizer o quanto ganham porque acham que pode parecer muito, ou pouco, e têm vergonha disso. A dica então é explicar a situação e garantir que seu filho não pegue esse número e faça comparações que não são cabíveis. Tudo deve ter seu contexto, e as crianças não podem se envergonhar de nada.

Conclusão

Crianças fazem a associação muito cedo entre o dinheiro e a capacidade de comprar as coisas. Então, nunca é cedo demais para falar sobre isso. O maior erro, aliás, é não falar sobre isso, porque as crianças vão chegar a suas próprias conclusões sobre como funciona o dinheiro com base no que elas veem e ouvem. E isso sempre vai levar a conclusões errôneas, já que estamos falando da mente de uma criança.
Mais: se esses entendimentos não são contestados, quando elas se transformam em adultos, operam a partir dessas crenças.
Por exemplo, se uma criança cresce em uma família que está passando por dificuldades financeiras, ela pode ter a convicção de que nunca terá dinheiro suficiente.
Então, pode se tornar uma pessoa que trabalha demais, guarda muito dinheiro, e nunca o gasta. Ou pode se tornar muito “gastona”, porque não tem esperanças de conseguir guardar muito dinheiro.
Então, introduza o assunto e compartilhe seus valores financeiros com seus filhos. Quando você não puder comprar algo para eles, explicar por que. É importante que as crianças saibam que não podem ter tudo o que querem, mas também é bom deixar claro que isso não significa que ela nunca vai poder ter aquilo.
Ensinar que existem coisas melhores que dinheiro na vida também é importante. Por exemplo, explique a seus filhos que você não pode comprar tal videogame agora, mas que você guardou dinheiro para viajar com eles e ter uma experiência juntos é importante que um bem material.



Fonte: http://hypescience.com/pais-nao-ensinam-seus-filhos-a-guardar-dinheiro-mas-deveriam/ 
Por Natasha Romanzoti 

Um comentário:

  1. Adorei a dica, eu sempre conversei sobre dinheiro com minha filhota desde bem cedo, explicando a importância de economizar, saber gastar e o principal a valorizar o seu dinheiro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...