terça-feira, 6 de maio de 2014

Dicas Nini: O que você dirá para o seu filho quando ele disser que tem um sonho?


Um belo dia, seu filho vai te dizer que tem um sonho, que descobriu o que ele quer ser quando crescer e o que ele deseja fazer para o resto da sua vida.
Ele estará animado e eufórico com a descoberta da sua missão de vida, enquanto você estará feliz e temeroso ao mesmo tempo.
Você estará feliz porque você ama ver o seu filho feliz e animado com qualquer coisa, mas também estará temeroso porque não sabe se o sonho do seu filho está dentro dos limites da sua “realidade”.
Afinal, você torce para que o seu filho tenha sucesso, que ele entre na faculdade, seja bem sucedido e feliz, mas teme pelo o que ele está prestes a te revelar.
Ele tem o sonho de viajar o mundo e aprender novas línguas. Ou ainda, ele quer se tornar um mágico ou um dançarino. Ele quer começar um negócio próprio ou aprender a investir na bolsa de valores.
Ele definitivamente não pensa em seguir uma carreira “normal”, dentro das normas pré-estabelecidas. Em um instante da sua epifania ele quer criar um emprego novo para ele, e que ainda não existe.

Qual resposta você dará para o seu filho?

a) Eu também já tive um sonho filho, mas tive medo de ir atrás dele. Ou…

b) Eu tive um sonho uma vez, mas daí você nasceu.
Não é vergonhoso demais para um pai e uma mãe se esconderem atrás das suas desculpas e por conta desse mau comportamento contaminar a vida dos seus próprios filhos incutindo neles suas crenças e limitações?
Quer dizer que só atinge o sucesso quem ganha dinheiro ou faz faculdade ou constrói a sua própria empresa?
Seja qual for o mundinho que você pai vive, você não tem o direito de interferir nas opções do seu filho.
Nós pais, podemos mostrar o que aconteceu conosco e com outras pessoas, deixando o julgamento desses acontecimentos a cargo dos nossos filhos, mas nunca podemos dizer para ele que o ideal e mais seguro é fazer isto e aquilo que nós queremos para eles, interferindo no que eles querem.

Não existem mais bons empregos no mundo

Se você pensa que o seu filho vai cursar o ensino fundamental, o ensino médio e o superior e sairá da universidade com ofertas de emprego caindo na sua caixa de e-mail, você está completamente enganado.
Há um tempo atrás existiam empresas que contratavam profissionais-robôs que eram pagos para desempenhar uma tarefa específica e só, mas atualmente o que o mercado de trabalho necessita com urgência é de pessoas que sejam apaixonadas pelos seus trabalhos e que por conta disso, façam um trabalho excepcional.
“Pessoas legais, boazinhas e normais não tem paixão por nada.” ~ Larry Smith
Para se destacar no mercado, não basta estudar e acumular títulos acadêmicos, é preciso criar, tirar algo de dentro de si, que gere valor para o mercado. E isso só é possível quando trabalhamos colocando para fora o nosso melhor, aquilo que vem de dentro, vem da nossa paixão.

Você tem educado o seu filho para criar valor para os outros?

Ou o está domesticando para ele se tornar um repetidor das coisas que os professores falam dentro de sala de aula e você fala para ele dentro de casa?
Se você é pai como eu, já deve ter percebido que nossos filhos são bem mais espertos que nós, assim como nós, quando pequenos, éramos bem mais espertos que nossos pais. Acontece que como a maioria dos pais do passado não tinham uma paixão por aquilo que faziam no trabalho e haviam trocado seus sonhos pelo pagamento de algumas faturas e boletos no final do mês, nós fomos forçados a crescer tendo que trabalhar agressivamente nosso psicológico para abandonar as crenças e os medos dos nossos pais.
Quem passou por isso, sabe do que estou falando…
Nós tivemos que abandonar aquelas crenças limitadoras de que só com trabalho duro se consegue alguma coisa ou aquela que diz que o que é nosso está guardando ou ainda que ricos sempre são pessoas ruins e arrogantes que só querem nos fazer mal.
Mas aí vem o pai que abandonou os seus sonhos em troca de uns trocados no final do mês e repete toda a ladainha que escutou na infância dos seus pais para seus filhos, deixando as pessoas que ele mais ama no mundo encarceradas na mesma cela onde ele próprio se meteu. 
Você realmente quer usar a sua família como seus carcereiros?
Quando o seu filho disser que tem um sonho, você poderá olhar ele nos olhos e dizer: “Vá em frente filho, assim como eu fiz.”
Mas você não poderá dizer isso porque você não foi em frente, não é mesmo?
Ao invés de ter seguido em frente, na direção dos seus sonhos, você preferiu abandoná-los para viver a vida como você foi domesticado para viver.
Ao se ver diante do seu filho dizendo para você que tem sonhos e que pretende alcançá-los, você, infelizmente, deposita nele as mesmas incapacidades que você deve para não se dedicar aquilo que queria ter se dedicado.
Seu filho não é incapaz. Pelo contrário, ele é muito mais capaz que qualquer outra pessoa que veio antes dele na sua família.

É devido ao fato de você não ter batalhado para se tornar quem você tinha que ser que nem você ou seu filho, terão uma carreira brilhante. Fato.  
Tire suas próprias conclusões assistindo a excelente palestra a seguir.
Que a pergunta que dá título ao artigo sirva de reflexão.






Fonte: Por Marcos Rezende http://insistimento.com.br/o-que-voce-dira-para-o-seu-filho/ - 05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...