terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dicas Nini: Três bons motivos para ter uma hortinha em casa com seu filho


A criança aprende mais do que noções de responsabilidade e paciência







As árvores produzem oxigênio, reduzem o gás carbônico e preservam o meio ambiente. Os pontos positivos de fazer uma hortinha em casa com seu filho vão além do envolvimento com a natureza. 

Ter a sua própria horta em casa é um privilégio, além de ser relaxante parar uns minutos do dia para cuidar e estar em contato com o verde! O gostoso mesmo é juntar a família e saborear deliciosas receitas e tudo fresquinho e o mais importante sem agrotóxicos! É uma alegria ver as crianças colherem verduras e legumes direto da terra!

As crianças, mesmo pequenas, têm contato direto com noções de responsabilidade, paciência, perseverança, criação, renovação, entre outros
. Entenda abaixo três bons motivos para colocar uma luva, pegar uma pazinha e criar com seu filho uma hortinha em casa:



1 - Desperte o cuidado e a responsabilidade que existem no seu filho   

Cuidar da natureza não é o único conceito que a criança aprende quando participa de um processo de plantio. "Ela faz um buraco na terra, coloca a semente e, no dia-a-dia, rega, cuida, vê como estão as plantas e assiste ao seu crescimento, finalizando com a colheita, o consumo.Ela sabe que o que está fazendo vai dar frutos. Com isso, ela entende que precisa colocar em ordem suas coisas para achar quando precisar. Sabe que terá o alface para comer quando precisar porque cuidou. Entende que é o mesmo processo com suas coisas", explica a educadora do colégio AB Sabin Ivania Buonamici.

Desde os 2 ou 3 anos, quando a criança planta o primeiro grãozinho de feijão no copinho com algodão, ela já é capaz de compreender essa importância. "O envolvimento da família com uma hortinha é importante porque é um instrumento educativo. Não é educação apenas no sentido de a criança ter feito o que está comendo, de entender como a comida chega até a mesa. É a possibilidade dela repensar responsabilidades e atitudes, e isso gera o processo educativo", completa a psicóloga Juliana Danelon, da Amhpla.


2 - A criança conhece sabores e come com mais vontade                       

Ao colher uma erva, por exemplo, é importante explorar o paladar da criança. Faça seu filho sentir o cheiro, os sabores e explique em quais alimentos ela pode ser usada. "Na escola, depois da colheita do alface, cada criança lava a sua folha, seca e depois faz um sanduíche natural com a folha. O que sobra ela leva para a casa. Com a hortelã, por exemplo, exploramos o cheiro, o gosto e as sensações de experimentar sabores", explica Ivania, ressaltando que muitas mães dizem que as crianças comem as folhas com mais vontade depois do plantio. "Só o fato de participar do processo, já é diferente para elas. É o encantamento. Elas pensam: 'é meu, eu cuidei, eu participei.".


3 - Criando um filho que entende a importância do tempo                         

Como explica a psicóloga Juliana Danelon, hoje em dia as crianças não estão mais acostumadas a esperar chegar o Dia das Crianças para ganhar um brinquedo. Com o imediatismo, até da solução rápida de suas vontades, os pequenos perdem a paciência com mais facilidade, buscam com menos afinco seus objetivos e se perdem quando precisam lidar com as frustrações.

"Plantar é uma prática diária de respeitar a ordem das coisas. Ela desenvolve duas coisas, paciência e perseverança. E não só dos filhos mas, sobretudo, dos dos pais para com os filhos. De ter a paciência de estar ali com os filhos, cuidando, esperando. Estar presente é uma coisa que hoje em dia os pais não conseguem mais proporcionar aos filhos", analisa a psicóloga. 



Mora em apartamento ou casa pequena ?!

Isso não será problema! Uma dica muito bacana é o projeto "Hortinha" criado pela arquiteta Ana Paula Souza, que tem como objetivo criar hortas domésticas na cidade grande. Neste vídeo, você confere o passo a passo da montagem de uma hora na varanda de um apartamento com a arquiteta Ana Paula e a agrônoma Ana Paula Pegorer. 


E você pode fazer a sua própria hortinha como estas abaixo, confira as dicas 
clicando aqui!     



Ou estas! 
Clicando aqui!

























Com todas estas dicas até a gente ficou com vontade de ter uma hortinha!!


Fontes:
- http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Tres-bons-motivos-para-ter-uma-hortinha-em-casa-com-seu-filho.shtml 09/12/13 as 18:00 Por Bruna Capistrano
- http://gnt.globo.com/casa-e-decoracao/dicas/Saiba-como-fazer-sua-propria-horta-em-casa--E-facil-.shtml 
- http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF69648-16771,00-HORTA.html#fotogaleria=1 as 19:00
- Fotos: http://casa.abril.com.br/materia/tres-sugestoes-para-montar-a-sua-horta#1 09/12/13 as 19:30
- Fotos Casa e Jardim: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF69648-16771,00-HORTA.html#fotogaleria=5 09/12/13 as 20:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...