quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Dicas Nini: Especialista lista atividades domésticas que as crianças podem assumir

Olá mamães! 
Vocês já ensinam seus pequenos que eles podem ajudar nas tarefas de casa?!

A doutora em educação pela PUC-Rio Andrea Ramal avaliza esta postura. “Os pais podem e devem estimular os filhos a assumirem responsabilidades desde cedo, pois é isso que faz as crianças desenvolvem autonomia e tornarem-se pessoas mais seguras e autoconfiantes ao longo da vida”, explica ela. 

Consultora da área de educação da TV Globo, Ramal diz ainda que atribuir funções domésticas aos filhos é uma forma de ensiná-los que as tarefas devem ser compartilhadas por aqueles que vivem juntos. “É também uma maneira de mostrar que arrumar a casa não é coisa de mulher. Hoje, homens e mulheres dividem os afazeres e responsabilidades do lar”, complementa a autora do livro “Depende de Você: Como fazer de seu filho uma história de sucesso” (Editora LTC).

Mas é claro que toda e qualquer atividade deve ser designada com consciência dos pais, para não colocar o pequeno em risco praticando o que  não esteja capaz. “Você não pode querer que uma criança de 7 anos de idade vá sozinha para a escola, atravessando ruas e ficando exposta a perigos das grandes cidades. Não pode querer que, com esta idade, ela ajude a guardar utensílios de cozinha que podem ser perigosos, como instrumentos cortantes”, alerta Ramal.

1 - Entre 2 e 3 anos                                                                                                

Nesta idade, as crianças têm alta tendência ao movimento: pegam e mexem em tudo. “É interessante começar a ensinar a organizar o seu espaço, guardar os brinquedos... Sempre como se a atividade fizesse parte da própria brincadeira. Por exemplo: ‘Agora todos os brinquedos vão para suas casinhas!’”, sugere a doutora em educação Andrea Ramal.







2 - Entre 4 e 5 anos                                                                                               

“Já é possível ensinar a arrumar a própria cama, a guardar as compras do supermercado nos seus devidos lugares e, provavelmente, a elaborar alguma tarefa doméstica de limpeza, como tirar pó, ou participar na preparação de alguma comida. Mas, é claro, sempre com a supervisão do adulto”, avisa Ramal.








3 - Entre 6 e 8 anos                                                                                               

"Nestas idades, já não é tão fácil transformar as atividades da casa em simples brincadeiras, pois a criança terá outros interesses. É o caso de começar a pensar numa pequena mesada, mesmo que seja simbólica - isso ajudará a criança perceber o valor do trabalho. Além das atividades já mencionadas, o pequeno pode fazer limpezas que envolvam instrumentos, como esfregão, pano e balde com água. E pode se envolver mais ainda na preparação das refeições", aconselha Ramal. Além de aprender as práticas de segurança da casa, como trancar as portas, ligar e desligar as luzes, ter os telefones de familiares ou médicos para caso os pais passem mal. 




3 - Entre 9 e 12 anos                                                                                               

É a hora de assumir mais responsabilidades no trabalho de casa. A criança pode ajudar a lavar o carro, a levar o lixo, a aspirar o chão, a tratar dos animais de estimação, a cozinhar até mesmo uma refeição completa. “Neste momento ela percebe que a casa é uma comunidade, na qual os deveres são divididos e assumidos por todos. Também é importante que comece a aprender o que fazer no caso de emergências: ligar para 190, como agir em situações de incêndio...”, completa Ramal.







Fontes: 
- http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Especialista-lista-atividades-domesticas-que-as-criancas-podem-assumir.shtml
- http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Tarefas-domesticas--quando-os-filhos-devem-comecar-a-ajudar-em-casa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...