quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dicas Nini: Táticas para fazer o bebê dormir

E informação nunca é demais não é?!

Qual das mamães se identifica com este cenário: você teve várias atividades durante o dia, já está sentindo o cansaço bater na sua porta e quando chega a noite, no momento de um merecido descanso… começa um novo trabalho: fazer o bebê dormir.

Além de uma alimentação equilibrada, os especialistas dão algumas dicas para levar o pequeno a adormecer de forma correta e tranquila. A primeira delas é não permitir que a criança durma no colo do adulto. “Ela deve ser colocada ainda acordada em seu berço para que aprenda a adormecer sozinha”, ensina Eduardina Tenenbojm, pediatra membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).


No berço, é preciso criar um ambiente propício e agradável ao sono. “Para isso, é necessário diminuir os estímulos externos como barulhos, luz e brincadeiras com a criança. Também é recomendado ter um horário regular para ir à cama e, se necessário, contar uma história ou fazer companhia até que a criança adormeça” ensina Grant. Um objeto que a criança goste e a faça mais segura – um brinquedo, por exemplo – pode ser colocado junto ao berço. “Mas não deve ser usado como bengala eterna”, adverte o pediatra.
A partir dos três meses de idade, o bebê terá condições de consolidar as horas de sono.
A posição do bebê na cama é de extrema importância. “A recomendação é que ele durma de barriga para cima, pois estudos apontam que há menor risco de morte súbita nessa posição”, recomenda o especialista. E nada de acordar o baixinho à noite para a troca de fraldas. “A higiene precisa ser feita antes do sono e as fraldas devem ser do tipo noturnas, que absorvem o xixi por mais tempo”, aconselha Eduardina. Se o bebê estiver molhado e com o corpo frio “mude suas roupas em penumbra, fornecendo-lhe o mínimo de estímulos externos. Assim, ele voltará a adormecer o mais rápido possível”, ensina Sylvia.
Noites em claro
Assim como os adultos, os bebês podem sofrer de insônia. “Ela caracteriza-se pela dificuldade em adormecer ou um grande número de despertares durante a noite com dificuldade em voltar ao sono”, explica Eduardina. As causas para as noites em claro podem ser diversas, “desde problemas orgânicos, como a obstrução respiratória por um aumento de adenóides até situações psicológicas, como ansiedade ou depressão”, exemplifica Grant. Algumas vezes a razão está nos hábitos dos pais. “A ausência ou desorganização nas pistas sensoriais que moldam o sono dos bebês, como excesso de luz e barulho, podem fazê-lo entender que não é hora de dormir”, alerta Sylvia.
Costumes equivocados para adormecer o bebê e pesadelos também levam à falta de sono. “A partir dos sete meses de estado gestacional, o feto já sonha. Se estes conteúdos possuírem um caráter ameaçador, ele será vivenciado como pesadelo”, revela a psicóloga. E nem precisa dizer que a insônia é altamente prejudicial ao bebê. “Ela pode afetar não só aspectos físicos de desenvolvimento, por exemplo, o crescimento, como trazer dificuldades ao sistema imunológico, problemas de atenção, fadiga e irritabilidade”, adverte Eduardina. Por isso, comece já a criar um clima adequado para o pequeno dormir. A partir dos três meses de idade, ele terá condições de consolidar as horas de sono. E você também.

Dica: 

* Estabeleça rituais e prenda-se a eles! Ler livros juntos, dar um banho relaxante, entre outras atividades que os pais podem achar mais adequadas, mas o importante é não tentar fazer a criança dormir nesse estágio. O intuito é criar uma oportunidade para com que o sono chegue. Mesmo que algum dia você chegue atrasada (o) do trabalho em casa, honre os horários estabelecidos e procure outras oportunidades para ficar com ela, por mais doloroso que possa ser.
* Não brinque muito com o bebê na hora de fazê-lo dormir. Isso pode deixá-lo mais exaltado.
* Procure não chacoalhar muito o bebê, pois mais tarde ele irá ganhar peso e dificultará o processo uma vez que ele se acostumar.

Quando o seu bebê tiver por volta de duas semanas, ele já poderá ser ensinado a distinguir o dia pela noite. Durante o dia, você pode tentar:
* Manter a casa bem iluminada.
* Não se preocupar com barulhos domésticos, como telefones, TVs e aspiradores de pó.
* Se ele acostumar a tirar uma soneca após as mamadas acorde-o e procure distraí-lo conversado e cantandopara ele.
* Brinque o máximo que puder com ele!
Outra dica para fazer o seu bebê dormir tranquilamente é inserir sons que o acalmem. O barulho uterinoparece poder ajudar a confortar o bebê (afinal, o seu útero foi o primeiro lugar que ele conheceu). Algumas mamães dizem que funciona… não custa tentar, não é mesmo?
Confira o vídeo abaixo com sons uterinos:




Fontes:
http://bebe.bolsademulher.com/0-a-1-ano/materia/o-sono-do-bebe-2/
http://www.duevita.com.br/blog/bebe/dicas-para-fazer-o-seu-bebe-dormir/ por Mariana Zirondi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...