quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dicas Nini: COMO LIDAR COM O CIÚME DAS CRIANÇAS QUANDO NASCE UM IRMÃO

Frase comum de se ouvir no consultório: “Dr. Meu filho mais velho era tranqüilo até o nascimento de seu irmãozinho... Desde o nascimento, briga por tudo, é desobediente, mal educado. Já tentei de tudo: dar presentes, passear com ele, chamá-lo para me ajudar com o mais novo, mas nada funcionou!!!! O que posso fazer?”
Aqui seguem alguns conselhos para todos. Logicamente, cada caso é diferente do outro, mas tente seguir estas dicas, pois poderá funcionar com você.

Maneire nos castigos:

Não coloque de castigo todas as vezes que ele aprontar algo. Isto pode piorar os ciúmes dele. Esta é um ferramenta que ele tem para chamar a sua atenção. Tenha paciência e tente colocar-se no lugar dele. Não é fácil para ele, que até então era filho único e dono do pedaço, ter que dividir tudo, principalmente a atenção dos pais. Converse bastante com ele. Se isto mão resolver, dá próxima vez você o coloca de castigo, mas sempre explicando o porquê.

Reserve alguns momentos só com o mais velho

Lembre que muitas vezes é isso que ele pode querer,  mãe e/ou o pai somente para ele. Deixe o mais novo por algum tempo com uma avó, por exemplo, e sente para brincar, para contar uma estória, para dar um banho. Nada precisa ser muito demorado, mas é fundamental que vocês fiquem a sós e não sejam interrompidos pelo irmão mais novo

Dê responsabilidade

Faça com que seu filho mais velho sinta-se importante no processo de cuidar do caçula. Dê responsabilidades para ele, sem nunca exagerar. Use frases do tipo: “Mamãe/Papai vai à cozinha. Você fica de olho no seu irmão que está no berço? Se ele chorar ou quiser alguma coisa você me avisa? Afinal, você é o mais velho...”. E não se esqueça de quando ele te chamar sempre mostrar a importância dele no processo – “Muito obrigado, o que seria da Mamãe/Papai sem a sua ajuda?”.

Enxergue como algo natural

É natural que exista a competição com o mais novo para chamar a atenção. Nós adultos, fazemos a mesma coisa, em determinadas situações. Fale que ama os dois com a mesma intensidade e freqüência, e sempre frise que eles são os melhores amigos.

Converse muito

Explique para o mais velho que a rotina da casa mudou, que foi assim quando ele (mais velho) nasceu . Fale que isto é uma fase passageira e que logo o caçula irá crescer e todos irão brincar juntos. 
É muito importante que os pais estendam o que está se passando na cabecinha do filho(a) mais velho. Sempre o chame para ajudar nos cuidados. Deixe que ele participe de todos os processos. Ele pode pegar a fralda na hora da troca, deve participar do banho. Coloque-o em todos os processos, para que ele não se sinta excluído e sinta-se importante e valorizado.
Mostre o quanto ele pode ser autônomo nos cuidados com seu irmãozinho. Ele se sentirá valorizado por ser o irmão mais velho e não sofrerá com ciúmes.
Não é interessante dar presentes em momentos de crise, pois seu filho continuará desobediente e poderá entender ainda que, para toda crise, irá receber algo em troca. 
Saber lidar com a frustração e o sofrimento é uma lição para a vida toda.


Fonte: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=148&cat=4 

Clínica Infantil Reibscheid


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...