sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dicas Nini: Curiosidade - O Combustível do Desenvolvimento

"O que é isso?! O que é isso?"

-Uma pergunta de um menino de 3 anos que perguntava a sua mãe mais e mais, à medida que atravessava o jardim zoológico.

As crianças são criaturas curiosas. Eles exploram, questionam e admiram, e ao fazê-lo, aprendem. A partir do momento do nascimento, provavelmente ainda antes, os seres humanos são atraídos para coisas novas. Quando estamos curiosos sobre algo novo, queremos explorar. Ao girar o interruptor de luz e desligar inúmeras vezes, a criança está aprendendo sobre causa e efeito. Ao despejar a água em uma outra forma de recipientes e uma dúzia no chão e sobre a roupa, a criança está aprendendo pré conceitos de massa e volume. A criança descobre a doçura do chocolate, a amargura de limão, o calor do radiador, e o frio do gelo.
O Ciclo da Aprendizagem
Se uma criança fica curiosa, ele vai continuar a explorar e descobrir.
Aos 5 anos de idade encontrar girinos em uma poça de lama pequena no playground é uma descoberta que dá prazer. Quando se experimenta a alegria da descoberta, a criança vai querer repetir a exploração da lagoa. (Prazer leva à repetição). Cada dia, ela e seus colegas retornam a lagoa e percebem que crescem pernas no girino (A repetição leva à maestria).As crianças aprendem que os girinos se tornam rãs - um exemplo concreto de um processo biológico complexo. Maestria - neste caso, entendendo que os girinos se tornam rãs (Leva à confiança). A confiança aumenta a vontade de agir em curiosidade - para explorar, descobrir e aprender. Este ciclo positivo de aprendizagem é abastecido pela curiosidade e o prazer que vem desde a descoberta e o domínio.

Descoberta Compartilhada

O que é mais prazeroso sobre a descoberta e o domínio é compartilhá-lo com alguém. 

"Pai, Mãe, venha ver! Um girino!"

Nós somos criaturas sociais. O reforço positivo - a maior recompensa e o prazer maior - vem da adoração e olhar de admiração, comentários e apoio de alguém que amamos e respeitamos. Sorrisos, palmas, e comentários:

"Você é grande. Olhem todos estes girinos! Você é o nosso especialista em ciência!"

Esta aprovação gratificante provoca uma onda de prazer e orgulho que pode sustentar a criança através de novos desafios e frustrações. Aprovação pode generalizar e ajudar a construir a confiança e auto-estima. Então, no final do dia, quando a criança está aprendendo a introdução de conceitos de matemática, em vez de corroer a sua estima pelo pensamento:

"Eu sou estúpido, eu não entendo"
Ele pode pensar:

"Eu não entendo isso, mas eu sou o único que sabe sobre girinos "

Curiosidade Constrangida
Para muitas crianças, também, a curiosidade se desvanece. Curiosidade diminuída é um futuro negado. O nosso potencial - emocional, social e cognitivo - é expresso através da quantidade e qualidade das nossas experiências. E o curioso de criança com menos fará menos novos amigos, participará menos dos grupos sociais, ler menos livros. O curioso de criança com menos é mais difícil de ensinar porque ele é mais difícil para inspirar, entusiasmar e motivar.

Há três maneiras comuns do adulto encolher ou mesmo exterminar a exploração entusiasta da criança curiosa:

MedoO medo mata a curiosidade. Quando o mundo da criança é caótico ou quando ele está com medo, ele não vai gostar da novidade. Ele vai buscar o familiar, permanecer na sua zona de conforto, sem vontade de sair e explorar coisas novas. As crianças afetadas pela guerra, catástrofes naturais, a aflição da família, ou a violência tem a sua curiosidade arrasada.

Reprovação"Não toque! Não Escale! Não grite! Não fique sujo! Não faça!.."
As Crianças podem responder aos nossos medos, preconceitos e atitudes. Se transmitirmos uma sensação de desgosto na lama em seus sapatos e lama em suas mãos, sua descoberta de girinos será diminuída.

AusênciaA presença de um carinho do adulto, esse investimento fornece duas coisas essenciais para a exploração ideal:

1) uma sensação de segurança a partir da qual partiu para descobrir coisas novas;

2) a capacidade de compartilhar a descoberta e, assim, obter o prazer e reforço a partir dessa descoberta.

Dicas
- Reconhecer as diferenças individuais de cada filho e suas curiosidades. Alguns querem explorar apenas com suas mentes, outros de forma mais física - tocar, cheirar, saborear e escalar. Até certo ponto estas diferenças estão relacionadas às diferenças de temperamento na unidade experimental. Algumas crianças são mais tímidas, outras estão mais confortáveis com a novidade e a exploração física. No entanto, mesmo tímida a criança será muito curiosa, ela pode precisar de mais incentivo e reforço para se familiarizar em situações seguras. 

- Tente redefinir "fracasso". Na verdade, a curiosidade, muitas vezes leva a mais confusão do que o domínio, mas é como lidar com a bagunça - que ajuda a incentivar uma maior exploração e, assim, o desenvolvimento. Redefina fracasso. Quando aos 5 anos de idade a criança está aprendendo a pular corda e tropeça mil vezes, este não é uma falha - é determinação
 
Use a sua atenção e aprovação, para incentivar a criança a explorar. Quando a exploração é inoportuna ou inadequada, contenha e ensine a criança quando e onde fazer esse tipo de exploração:
"Tommy, vamos brincar com a água lá fora".

Se deixá-las, as crianças podem reintroduzir-nos para o mundo. Quando realmente nos permitirmos que uma criança compartilhe suas descobertas conosco, experimentamos a alegria da descoberta e, assim, aprendemos a ser nós mesmos.

Curiosidade - resulta em - Exploração
Exploração - resulta em - Descoberta
Descoberta - resulta em - Prazer
Prazer - resulta em - Repetição
Repetição - Resulta em - Maestria
Maestria - resulta em - Novas Competências
Novas Competências - resulta em - Confiança
Confiança - resulta em - Auto-Estima
Auto-Estima - resulta em - Segurança
Segurança - resulta em - Mais Exploração


http://psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com.br/2011/03/curiosidade-o-combustivel-do.html
Este artigo foi publicado originalmente na revista Early Childhood Today.

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