segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dicas Nini: Os dez mandamentos da alimentação infantil

Olá Mamães!

Vamos começar essa semana trazendo dicas sobre alimentação das crianças, confiram!

pais são os maiores influenciadores da alimentação saudável

Fotos: Getty Images


Ter filhos que comem de tudo, principalmente frutas, legumes e verduras, parece ser o sonho de nove em cada dez mães. Mas dicas preciosas podem mudar o rumo da alimentação na sua casa, a começar pela postura dos responsáveis. Se nem todo mundo domina o segredo de fazer os filhos comerem alimentos saudáveis, a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora de "Socorro! Meu filho come mal", lista os dez mandamentos para um boa rotina alimentar. Confira abaixo as explicações da nutricionista e imprima a lista para criar novos hábitos na sua casa. Vale até colocar na porta da geladeira!
  • 1
    Alimentação é, acima de tudo, um gesto de afeto e carinho
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    "Alimentar é uma forma de cuidar dos filhos. A amamentação tem essa simbologia, do cuidado, do afeto, do amor. E muitas mães esquecem disso depois que a criança passa para a fase do garfo e da colher", explica. Ou seja, o importante é a mãe entender que se oferece alimentos saudáveis, está fazendo um bem ao filho. E não o contrário.
  • 2
    Alimentação consciente é uma questão de educação! Comer bem e de forma saudável se aprende em casa e desde cedo
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    Como tudo o que a criança aprende na vida, a alimentação vai de acordo com o que os pais ensinam. "Na alimentação acontecem os primeiros 'nãos' que os pais dão aos filhos. Pode a criança não escovar os dentes? Não. Então também não pode a criança não comer uma fruta", resume Gabriela.
  • 3
    Comida não é moeda de troca! Não pode haver negociação entre comida e brinquedo, passeio, festa...
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    O que muitos pais fazem é uma negociação com os filhos sobre a alimentação. "A criança começa a não comer bem para chamar a atenção dos pais, e eles acabam negociando com bens materiais. E não é essa a moeda que as crianças estão pedindo", explica Kapim. De acordo com a nutricionista do "Socorro! Meu filho come mal", a negociação com os filhos vai resolver uma situação pontual. "O que não pode é chegar ao ponto de tudo ter que negociar. Quando se educa e dá carinho, não é preciso negociação", finaliza.
  • 4
    O prato precisa ter 5 cores diferentes
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    A variação de cores significa uma variação de nutrientes. Ou seja, uma comida colorida mostra que é um refeição com todos os nutrientes necessários. "Se os pais colocam só verde, a criança vai deixar de receber os nutrientes e minerais do que tem no amarelo, por exemplo", diz Gabriela. Segundo ela, são quatro categorias de alimentos que é necessário ter no prato. Leguminosos (feijão, grão-de-bico, lentilha); cereal (arroz, trigo, cevada, aveia); proteína (frango, carne, peixe, ovo) e vegetais (hortaliças e verduras).
  • 5
    Os pais são sempre o melhor exemplo para os filhos. Atenção ao que você come na frente do seu filho!
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    A explicação é simples: não adianta você ir ao fast food com seu filho, chegar em casa e oferecer uma fruta. "A família é o maior exemplo da criança", salienta a nutricionista.
  • 6
    A hora da refeição deve ser um momento de reunir a família
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    Gabriela Kapim chama atenção para um costume antigo que se perdeu ao longo dos anos, o de fazer as refeições em família. "Ninguém mais come junto, é cada um no seu canto. Se reunir dá a oportunidade de a criança ver o que os pais comem, deles saberem como foi o dia do filho. Esse momento faz parte de uma boa rotina alimentar", diz.
  • 7
    Nada de televisão, tablet, videogame ou celular ligados durante as refeições
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    "Eles são a distração do cérebro", resume Kapim. Segundo a nutricionista, se a criança se alimenta vendo TV ou brincando com o celular, o cérebro não registra o que está sendo ingerido. "A criança tem uma absorção prejudicada, alterando o funcionamento do Sistema Nervoso Central. Ela pode comer demais, ou comer menos do que precisa", justifica.
  • 8
    Para não gostar de um alimento, a criança precisa experimentar várias receitas! Às vezes, a forma de se preparar o alimento muda a aceitação da criança
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    Estudos mostram que para uma criança não gostar de algo é necessário que ela tenha experimentado o alimento pelo menos 10 vezes, de maneiras diferentes, segundo a nutricionista. "Para a criança reconhecer que não gosta de cenoura, por exemplo, é preciso que os pais ofereçam a cenoura em dez maneiras diferentes. A cenoura ralada tem um sabor, a cozida tem outra e por aí vai. Então ofereça bolo de cenoura, purê de cenoura, suflê de cenoura e outras variações antes de desistir", conta.
  • 9
    Se a criança não estiver com fome, não precisa comer. Mas não pode comer outra coisa antes da refeição...
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    É o que acontece com a substituição pelas refeições. A tática é: se a criança não quer comer naquela hora, tudo bem. Mas na hora de comer, deve ser a refeição. "Ela não deve ser obrigada a comer. Tem vezes que a criança realmente não está com fome, mas não pode substituir por outra coisa", diz Kapim.
  • 10
    As regras são para todos os membros da família!
    Os 10 mandamentos da alimentação infantil
    Os filhos seguem os exemplos dos pais. "Não vale querer que a criança coma três tipos de frutas se a família não come uma!", resume Kapim.






Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Os-dez-mandamentos-da-alimentacao-infantil--dicas-de-Gabriela-Kapim.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...