quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dicas Nini: Andar de Bicicleta faz bem a Saúde!


Além de diversão, as pedaladas proporcionam inúmeros benefícios para o corpo. Confira!

menino_bike (Foto: shutterstock)
Ao conduzir o triciclo ou a bicicleta com rodinhas, a criança desfruta de uma gostosa sensação de autonomia, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Por ser uma atividade aeróbica, melhora a condição pulmonar e muscular e contribui ainda para a manutenção do peso, afastando a ameaça da obesidade que, por sua vez,está por trás de doenças graves, como o diabete e a hipertensão.
E não são apenas benefícios físicos que a atividade promove. "Pedalar estimula a atenção, a disciplina, a concentração e integra amigos", enumera a pediatra Renata Waksman, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Podem ter mais dificuldades para pedalar as crianças obesas e aquelas que não estão recebendo estímulo adequado. Isso porque andar de bicicleta não é instintivo, mas um aprendizado. E requer cuidados. O uso do brinquedo está liberado desde que seu filho alcance o chão quando estiver sentado, pois é isso que garante a estabilidade. Outro item é o capacete. "Na prática ninguém usa, mas os pais deveriam acostumar os filhos, desde que sobem no triciclo, a usá-lo, pois os acidentes com lesões na cabeça podem levar à morte ou deixar seqüelas permanentes, principalmente nos menorzinhos. E devem ter sempre supervisão", recomenda. É aconselhável também o uso de protetores flexíveis de joelhos e luvas. Assim sendo... bom passeio!
Que tal começar agora a incentivar o seu filho a andar de bicicleta?! 



Fonte: Por Marcela Bourroul - atualizada em 20/06/2013 16h32
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2013/06/andar-de-bicicleta-faz-bem-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...