quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicas NINI: Dentes!

Como cuidar dos dentes das crianças

Além do café da manhã ser a refeição mais importante do dia, pular esse momento pode aumentar a quantidade de cáries no seu filho. Tudo porque se ele não comer na hora certa, vai acabar beliscando no meio da manhã e, claro, nem se lembrará de escovar os dentes depois, mostra uma nova pesquisa espanhola. Lembre-se que, a partir de 1 ano, você já pode escovar os dentes do seu filho com creme dental sem flúor e uma escova com cerdas macias em movimentos suaves (antes disso, só a dedeira é permitida). Faça a limpeza após as refeições e quando ele comer uma guloseima bem cheia de açúcar. E tente convencê-lo a tomar o café da manhã todos os dias!



Dentes de leite: Cuidar deles é fundamental!
Que eles caem, todos sabem. Mas há um tempo correto para isso acontecer
 
Muitos pais não se preocupam quando um dente de leite do filho cai. Afinal, vai cair mesmo, não é? Mas é preciso cuidado, porque ele tem um papel fundamental para a saúde dos dentes que virão no futuro: os permanentes.

A atenção indispensável aos primeiros dentes é objeto de um estudo publicado na edição março/abril, de 2008, da General Dentistry, nos Estados Unidos. A pesquisa sugere que muitos pais não sabem o que fazer quando ocorre algum trauma no dente da criança e, principalmente, os danos que isso pode trazer.

Os dentes de leite têm tempo certo para ficar na boca da criança. Aparecem por volta dos 6 meses e devem permanecer até os 6 anos e meio, em média, quando inicia a troca dentária. “Esse tempo é importante porque, além de permitir uma boa mastigação da criança, esses dentes prepar
am a arcada dentária para receber os permanentes”, diz a odontopediatra Lúcia Coutinho.

Quando esse tempo não é respeitado e eles caem, seja por conta de algum trauma ou pelo aparecimento de cáries, há uma série de problemas que podem surgir como a perda do espaço certo para o dente permanente, alteração na mastigação e fala e até mesmo no lado psicológico das crianças, que podem se sentir envergonhadas por estar sem o dente antes dos amigos.

O dente caiu


Quando a criança começa a andar, os tombos são inevitáveis, e é comum ela bater a boca no chão. Se sangrar ou o dente amolecer, é preciso levá-la ao dentista imediatamente, para que ele analise o trauma. “O dente de leite não se reimplanta. Quando não é possível salvá-lo, é colocada uma prótese fixa funcional que mantém o espaço do perdido, para não atrapalhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança”, diz Lúcia.

E quando o trauma é com um dente permanente? “O ideal é que ele seja lavado imediatamente com soro fisiológico ou água filtrada e recolocado no lugar. Essa é a melhor técnica para o reimplante dentário, porque o coágulo formado no local segura o dente até chegar ao profissional”, diz Lúcia. Outra possibilidade é colocar o dente num copo com leite ou saliva da criança.

Segundo o estudo americano, o sucesso para o reimplante depende da rapidez até a chegada ao especialista, que não deve ultrapassar 30 minutos. “Pais, professores ou quem estiver cuidando da criança precisam saber desses cuidados”, diz Lúcia.

Cuidados essenciais

- Evitar a chupeta é fundamental, porque o dente pode ficar mais para frente e vulnerável no momento da queda;
- A higiene bucal deve começar cedo;
- A escovação noturna é fundamental;
- A partir de 1 ano, leve seu filho ao dentista.



Outras dicas importantes:
Site Revista Crescer

12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...