terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dicas Nini: Esteja Preparado para a Volta às Aulas

Olá mamães!
Aí vão dicas de ouro para participar ajudando os pequenos nesse retorno às aulas!


A Autorreciclagem é Preciso...
"Além de boas intenções será preciso algo mais…"


Os Pais podem fazer a diferença quando resolvem ajudar seus filhos na busca por melhores resultados na escola.
A seguir você encontrará 43 ideias testadas e aprovadas que os pais podem usar imediatamente, sem custos, para ajudar seus filhos no desempenho escolar.



1. Aproveitando Melhor cada Minuto


Observando com calma e boa vontade, você vai descobrir minutos antes ociosos, que valem ouro.
  • Reserve um período específico de tempo em sua agenda a cada semana, para ficar com sua Criança. Durante este tempo dê total atenção e amor a ela.
  • Use o tempo do trajeto até a escola, mesmo no carro, quando for o caso, para conversar com ela. Nessa hora não há TV ou telefone para interferir, ou pessoas entrando e saindo. E as crianças sabem que finalmente, e de fato, terão a sua atenção.
  • Planeje fazer pelo menos uma refeição junto com sua família todos os dias.

  • Dê um jeito de encontrar atividades da casa que exijam a participação de toda família. Envolva a todos na escolha de como usar melhor esse seu tempo, claro, na companhia deles.
  • Crie um sistema debilhetagem para TV. Cada "ingresso" poderá ser usado para a criança assistir seu programa favorito por, digamos, 30 minutos. Os bilhetes que sobrarem, aqueles que não foram usados durante a semana, ao fim de cada 7 dias, poderão ser trocados por uma quantia em dinheiro ou bônus. Os pais também podem vetar certos programas.
  • Você pode usar o Telejornal, e pedir a opinião delas, como se comportariam diante de certas questões, o que acham de cada situação. Faça isso quando estiverem vendo reportagens, sinopses de programas, um documentário qualquer, etc.
2. Lendo para seu Filho(a)

O hábito da leitura não é espontâneo, ele precisa ser cultivado.Assim, ajude seu filho a cultivar o imprescindível hábito da leitura.Leia e também deixe a criança ver que você está lendo.
  • Tente quebrar as regras da hora de ir para a cama, digamos, uma vez por semana, nos fins de semana. Deixe que sua Criança saiba que pode ficar acordada até a hora que quiser, desde que fique lendo na cama.
  • Ajude seu filho(a) a começar sua própria biblioteca - livros populares ou pequenas brochuras é o ideal para essa fase. Dê a ideia de que podem trocar livros com os amigos. Visite sebos. Dê a ele(a) livros de presente. Use sua criatividade.
  • Quer que sua criança crie gosto pela leitura? Deixe então que ela veja que você está lendo. Numa recente pesquisa, a maioria dos estudantes disseram que em suas casas existia pouco ou nenhum material de leitura. Material de leitura, isto exclui revistas de fofocas, materiais sensacionalistas, ou com conteúdo negativo.
  • Faça um teste. Crie em casa um horário da leitura. Durante estes horários, todos da família se sentam para um tempo de leitura livre de interrupções. Ou aproveite esse tempo para um debate informal sobre algum assunto recentemente lido, ou publicamente comentado.
  • Com as crianças pequenas, tente ler para elas durante o banho, ou na hora de levá-las à cama.
  • Use a "Lei da simplicidade e prática" para ver se um livro está adequado ao nível de leitura do seu filho(a): Peça para que leia uma página do livro em voz alta. Mande que levante um dedo para cada palavra que não conhece. Se ele(a) levantar até quatro dedos e o pelegar antes do fim da página, o livro provavelmente é muito difícil para que seja capaz de ler sozinho(a). No entanto pode ser um bom livro para ler em voz alta, evidentemente, com você por perto ajudando. Será útil na construção do vocabulário e é mais uma oportunidade para ficarem juntos.

    3. Construindo a Autoestima

    Pouco adianta tentar motivar seu filho se,você, que é o seu exemplo, não parece motivado(a) em tudo que faz!
    • Peça a seu filho para ele fazer um livro sobre ele mesmo, com suas próprias ilustrações e palavras. Um "Livro Autobiográfico" é uma excelente maneira de ajudar sua Criança a se ver como alguém.
    • Ajude-a a descobrir suas raízes pelo contato direto com familiares durante as férias e outras visitas eventuais.
    • Com frequência, encontre ocasiões para dizer para suas crianças que você gosta delas, que você as ama. Não existe uma ocasião específica para isto, muito menos um limite de vezes. "Quando eu faço algo certo, ninguém se lembra. Quando eu faço algo errado, ninguém jamais esquece!" Estas palavras foram escritas por um aluno afastado da escola secundária por mal comportamento.
    • Ajude seus filhos a aprenderem com problemas, e não a serem derrotados por eles. Muitos pais jamais usam a palavra "falhar". Eles podem comentar sobre uma "falha", um "problema", ou um "problema inesperado", e escondem a coisa como se não existisse. No entanto, mesmo quando alguém não realiza seu trabalho conforme o planejado, existe uma oportunidade cognitiva a ser explorada. Vale lembrar que as pessoas bem sucedidas tentam aprender extraindo alguma coisa das experiências negativas, e dos erros.
    • Deixe seu filho ouvir seus elogios ao invés de elogios dos outros.
    4. Disciplina

    A ordem é fundamental para que exista disciplina. Imagine tentar organizar uma coisa usando como parâmetro a desordem...
    Para que tudo isso funcione, primeiro, em casa, os pais precisam dar o exemplo...
    • Em dias que estiver fazendo um bom tempo, coloque duas crianças que estão brigando, em lados opostos de uma janela ou porta de vidro. Arme cada uma delas com um spray de limpar vidros e um rodinho. Diga-lhes então que podem começar o "ataque". Assim enquanto se xingam e tentam molhar um ao outro, vão se divertir e ainda limparão sua janela.
    • Tente criar jogos tipo: "Jogos onde o jogador é o personagem - Role Playing Games - " para eliminar de vez brigas constantes. Por cinco minutos, faça os brigões trocarem de papéis. Cada um terá de mostrar ao outro o ponto de vista que defende, do modo mais claro e imparcial possível. O mais provável é que eles achem graça da situação e entrem em acordo. Melhor ainda, eles podem sair com uma solução conjunta para o motivo da discórdia.
    • Para melhor disciplinar, fale com suavidade. Se você falar em tom normal de voz, mesmo quando estiver muito irritado, você ajudará seu filho a ver como controlar a irritação do modo adequado. E se você não gritar com eles, eles com certeza não irão gritar um com o outro, ou com você.
    • Eis um modo de parar com as disputas do tipo, "eu primeiro" para ver quem senta na frente, etc. Dê a cada criança um dia dela sentar na frente dos outros. Fulano tem segunda e quarta, o outro tem terça e quinta, outro ainda tem sexta e sábado. Domingo será instituído como o dia neutro, quando ninguém senta na frente. Fixe os dias e acabe com as brigas. Trabalhe em cima de outras brigas do gênero, isto funciona de fato.




Veja mais dicas clicando aqui!
Fonte: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo12.htm 20/01/14 20h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...